“Susto Financeiro”

“Susto Financeiro”

Cuidar das finanças pessoais não é muito diferente das cuidar de finanças de uma empresa. O que muda é só o tamanho e a complexidade, sendo que os conceitos e formas são muito parecidos. Vamos começar explicando alguns conceitos financeiros.

Gastos

Cada vez que adquirimos um bem, um serviço ou algo que em algum momento terei que desembolsar algum dinheiro para pagar,  nós efetuamos um Gasto.

Os gastos podem ser adquiridos, porém nem sempre precisamos pagar no momento da aquisição. Quem aqui nunca adquiriu algo parcelado, não é mesmo? Este conceito é muito perigoso, pois é neste ponto que as pessoas e as empresas começam a perder o controle financeiro, o que aparecerá no futuro e de repente já será tarde.

“Controlar bem os gastos traz uma tranquilidade financeira e de caixa.”

Desembolso

Desembolso é quando realmente pegamos nosso dinheiro tão sagrado do dia-a-dia e efetuamos um pagamento. Cabe lembrar que para haver o pagamento de algo, antes disso nós adquirimos um Gasto.

O Desembolso de numerários (dinheiro) pode ser à vista em relação ao momento do Gasto ou à prazo.

No momento da necessidade do numerário, nós temos que ter o montante necessário disponível para efetuar o pagamento. Está aí a importância da elaboração de um Fluxo deste dinheiro também chamado de Fluxo de Caixa.

Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é uma forma de controle de nossos numerários. É um relatório sequencial baseado em períodos (dias, semanas, meses), onde lançamos todos os nossos recebimentos e pagamentos. Com isso podemos entender em qual momento teremos a necessidade de numerários para efetuar os pagamentos dos gastos e também, avaliando pelo lado positivo, qual momento teremos uma sobra de numerários para poder investir.

De uma forma simples, basta anotar dia-a-dia o que está entrando e saindo de dinheiro, e com isso, calcular um saldo da sobra ou falta. É importante realizar essa tarefa todos os dias para trabalhar de forma organizada e planejada.

Ainda, um fluxo de caixa bem feito ajuda na decisão de se efetuar um novo gasto ou não, e, se houver a necessidade, para tomadas de decisão futuras, para planejar o desembolso e fazer com que não haja falta de capital em momento da necessidade.

Sobre o tema principal deste artigo “Susto Financeiro”, este acontece quando uma pessoa ou empresa perde o controle de seus gastos, uma vez que não sabendo a origem dos desembolsos e tendo consequente terror ao Fluxo de Caixa, haverá a perda do controle dos gastos podendo trazer sequelas terríveis para o seu financeiro. E, quando de repente se atenta à isso, levará um tremendo susto.

O problema é quando o susto é muito grande e não conseguimos mais reverter este processo, ocasionando perdas de muitas coisas conquistadas, ou até mesmo aquilo que você gastou desorganizadamente e terá que se virar para desfazer.

Costumo dizer que não controlar os gastos é uma aquisição temporária, pois uma vez que gastei para adquirir um bem sem planejamento financeiro, possivelmente terei que desfazer deste bem para cobrir o desembolso destes gastos.

Tenha em mente de sempre fazer um planejamento, controlar gastos, traçar objetivos e focar na obtenção de numerários. Só assim é possível dizer que posso GASTAR a vontade sem SUSTOS.

Espero ter colaborado para que reflitam sobre seus gastos, pois o bom controle financeiro está ligado ao controle deles. E coloquem uma frase na cabeça “NUNCA GASTE MAIS DO QUE VOCÊ GANHA”

A Plan&Ação é uma empresa que trabalha na formação e transformação do ser humano, para que sejamos ainda melhores, comprometidos cada vez mais com o sucesso pessoal e da empresa onde trabalham.

Acompanhe a Plan&Ação nas redes sociais

Paulo Rogério da Silva Cecílio Gestor e Sócio da Plan&Ação, Graduado em Ciências, Ciência da Computação e Pedagogia. Possui Pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Mestrado em Engenharia de Produção. Atualmente é docente da Graduação e de Pós-graduação na  UNIFEV nas áreas de Custos, Logística, Materiais e Produção. Atuou também como docente na Pós-graduação FGV em Gestão de Projetos e no Centro Universitário de Rio Preto em produção e logística.