O “ser” produtivo

Olá pessoal, meu nome é Paulo Cecílio, mestre em Engenharia de Produção e atuo dentro do processo produtivo há mais de 25 anos, trabalhando com formação de lideranças produtivas, aumento de produtividade e melhoria de processos. Sou Gestor da Plan&Ação e hoje trago uma reflexão sobre a produtividade dentro do ambiente de trabalho e no mercado.

Falar sobre produtividade é muito interessante, uma vez que a essência de um setor produtivo, seja lá qual for sua área de atuação, é gerar cada vez mais frutos com qualidade, maximizando os recursos disponíveis.          Dentre esses recursos, podemos destacar 4 grandes grupos que são utilizados no processo de transformação (produção) que são: matéria prima, máquinas e equipamentos, estrutura física e mão de obra.

Quando falamos da mão de obra, estamos analisando diretamente pessoas e com isso, entramos em uma esfera mais complexa, uma vez que somos diferentes e não possuímos as mesmas atitudes. Mas, antes vamos entender o conceito de produtividade.

O que é produtividade?

Produtividade é a expressão da eficiência de qualquer negócio. Para uma indústria por exemplo, a produtividade está diretamente ligada a eficiência na produção. É o resultado daquilo que é produzido, ou seja, do que é rentável. Ela ainda se relaciona com os meios, recursos utilizados e a produção final, que é o fruto do trabalho associado à técnica e ao capital empregado. Em relação as pessoas, há uma série de fatores que influenciam na alta ou baixa produtividade da mão obra que vamos ver em seguida:

  • Para termos produtividade, é preciso motivação

Já é provado através de estudos que uma pessoa motivada no ambiente de trabalho tende a ser mais eficiente e se dedicar mais, sendo o conjunto ideal de produtividade com qualidade.

Mas para existir essa motivação, há um complexo processo de integração da vida pessoal com o ambiente profissional do indivíduo, onde estarmos bem tem um grande impacto. Quem acha que o acontece fora da empresa não afeta sua motivação interna, pode pensar duas vezes.

E o que os líderes podem fazer perante a isso? Digo que é importante para a liderança entender as necessidades de seus colaboradores para que de alguma forma possa ajudá-los, e com isso, motivá-los com o compromisso desta mão de obra para com a empresa. Isso também faz parte de um bom gestor. Todos temos problemas fora do ambiente de trabalho, e se encararmos nossos problemas e medos, podemos resolver da melhor forma. Para tudo existe uma solução, e se pedirmos ajuda sempre à teremos dentro de nossa família, comunidade e amigos de trabalho, que auxiliam com a motivação.

  • Comprometimento é essencial

A palavra comprometimento tem origem no termo em latim compromissus, que indicava o ato de fazer uma promessa recíproca. Significa a ação de comprometer ou se comprometer com alguém ou alguma coisa. Por esse motivo, podemos entender como algo que requer responsabilidade da parte de quem se compromete.

Comprometimento pode ser demonstrado em várias áreas. Em um relacionamento amoroso, é importante haver comprometimento das duas partes, em que existe um esforço para que as coisas funcionem da melhor forma possível.

Uma pessoa comprometida tem sua produtividade aumentada naturalmente durante o processo, tornando-a um profissional ainda melhor dentro da empresa. Cabe a cada um claro pensar se realmente está comprometido com a produtividade e qualidade dentro do setor onde trabalha, utilizando cada vez mais e melhor os recursos para uma produtividade eficiente.

  • E qual o resultado?

O resultado de uma pessoa motivada e comprometida é o sucesso, isto porque, é o perfil de pessoa ideal que as empresas estão buscando, e quando realmente estamos com estes dois pontos fortes dentro da gente o sucesso dentro da empresa vem através de reconhecimento, sucessão de cargos e melhores ganhos, pois pessoas que trazem bons resultados para suas empresas com certeza serão recompensados.

Vale lembrar que, além dos tópicos da nossa conversa de hoje, não podemos esquecer que produtividade também envolve o trabalho em equipe, a cooperação entre colaboradores, carinho entre as pessoas, amor pelo que faz e viver a vida de forma intensa, sempre com muita fé e esperança para dias cada vez melhores. Trabalhar na produção é fantástico, pois transformamos, e as pessoas e setores assim são os que transformam o mundo.

E para você, como você avalia sua produtividade hoje em dia? Quais são as estratégias que você aplica no seu dia-a-dia para aumentá-la? E você, gestor, quais são as dificuldades que sua equipe enfrenta no momento?

A Plan&Ação é uma empresa que trabalha na formação e transformação do ser humano, para que sejam ainda melhores, comprometidos cada vez mais com o sucesso pessoal e da empresa onde trabalham. Bata um papo com a gente! Para ler sobre esse e mais assuntos, siga nossas redes sociais e participe de nossas discussões.

Paulo Rogério da Silva Cecílio Gestor e Sócio da Plan&Ação, Graduado em Ciências, Ciência da Computação e Pedagogia. Possui Pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Mestrado em Engenharia de Produção. Atualmente é docente da Graduação e de Pós-graduação na  UNIFEV nas áreas de Custos, Logística, Materiais e Produção. Atuou também como docente na Pós-graduação FGV em Gestão de Projetos e no Centro Universitário de Rio Preto em produção e logística.